Palestras sobre acidentes com animais peçonhentos é ministrada aos trabalhadores da TAMASA-CIMCOP, TORC e MAC-PAVOTEC

Publicado por: Glícia Favacho



     O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), através da Gestão Ambiental da BR-230/422/PA realizou, neste mês de julho, palestra sobre “Acidentes com Animais Peçonhentos” para os trabalhadores da TAMASA-CIMCOP, TORC e MAC_PAVOTEC, construtoras responsáveis pelas obras de pavimentação da Transamazônica – BR-230/PA, como forma de alertar e orientar os trabalhadores que atuam nessas frentes de obras.

     De acordo com o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Nacional de Controle de Zoonoses e Animais Peçonhentos, no Brasil entre 2003 e 2013, o número de ocorrências pulou de 75.642 para 162.234, crescimento de 114,5% e cerca de 20 mil acidentes com esses tipos de animais ocorrem nos canteiros de obras, o contato com eles pode causar graves sintomas, incapacitar trabalhadores e até mesmo provocar mortes.
Durante a palestra destacou-se as principais espécies venenosas causadoras de acidentes, bem como os cuidados que deve se ter nos canteiros de obras e nas frentes de trabalho caso se encontre alguns destes animais. A equipe da Gestão Ambiental aproveitou para reforçar a importância destas espécies para o ecossistema frisando a importância de sua preservação.